O Que Causa O Mau Hálito?

mau-halitoO hálito é o cheiro do ar que a pessoa expira pela boca. O hálito indesejável, característico ou repulsivo é chamado de mau hálito ou halitose.

O mau hálito não é uma doença, mas sim um sintoma de que algo está errado com seu organismo.

Geralmente, as pessoas não conseguem sentir seu próprio mau hálito. Por isso, é legal ter um amigo em quem você confie ou tenha intimidade para lhe avisar do mau cheiro. O sintoma de boca seca também pode indicar mau hálito.

O que causa mau hálito

“Havia o mito de que o mau hálito representava problemas do estômago. Mas já é comprovado que há mais de 60 causas para o mau hálito”, as mais comuns são:

  • Inflamação na gengiva
  • Má escovação dos dentes e da língua
  • Falta de salivação
  • Prisão de ventre
  • Estresse
  • Má alimentação
  • Consumo só de carne e derivados do leite

Tem tratamento?

Sim! Você faz uma boa higienização (escova os dentes três vezes ao dia, passa fio dental e visita o dentista a cada seis meses)? E segue com mau hálito? Então, procure um profissional para
investigar a causa. O tratamento pode ser só uma boa limpeza nos dentes.

Cuidados

É importante manter a higiene bucal adequada (principalmente o uso de fio dental), evitar o fumo e lembrar de que os líquidos antissépticos bucais não são eficazes para tratar o problema subjacente, apenas promovem alívio temporário.

Como avisar uma pessoa que ela tem bafo?

Marido ou amiga: Seja delicada, mas fale abertamente. Diga que, em certos horários do dia, você sente o mau hálito e que isso pode ser um problema. Indique um dentista.
Colega de trabalho: O ideal é avisar. Se não tiver coragem, o site www.abha.org.br tem o SOS Mau Hálito, para mandar carta ou e-mail anônimos. Mas atenção: leve a sério!